top of page
ed eiffel niemeyer.png

O Núcleo Docomomo São Paulo vem a público apresentar suas preocupações em relação às obras em andamento no Edifício Eiffel, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1954), um edifício reconhecido como patrimônio arquitetônico, tombado pelo CONPRESP. 

De acordo com denúncias de caráter técnico e de usuários do edifício, a obra apresenta irregularidades em relação a impermeabilização e troca de caixilho no 1° pavimento do edifício.

Como todo patrimônio, a obra deveria ser subsidiada tecnicamente por projetos de: restauro, arquitetura e projetos complementares, com instalações, estrutura para reforço estrutural e de impermeabilização, segundo suas diretrizes de preservação e tombamento.

Segundo informações da administração do edifício, a marquise existente, que expurga a edificação original, estaria com sua integridade física comprometida e correria o risco de desabamento, pois seus apoios metálicos estão em fase avançada de corrosão, os quais são parte integrante do caixilho. A obra prevê a substituição do caixilho.

A documentação arquitetônica para a execução da obra não apresentaria peças gráficas de detalhamento suficientes para sua análise. Desse modo, o laudo técnico emitido não contemplaria questões relacionadas ao seu desempenho estrutural, correndo-se o risco de comprometimento físico e danos na edificação.

Atualmente, devido a alterações anteriores do caixilho com seu posicionamento indevido, de modo a interromper a área da varanda (originalmente aberta de empena a empena), verifica-se problemas de escoamento das águas e patologias na fachada em decorrência de intervenções sem critérios técnicos, acarretando no desplacamento do revestimento.

Reforçamos a necessidade de definição de critérios de intervenção com maior rigor técnico e com reconhecimento do processo de tombamento desse bem, considerando o seu projeto arquitetônico original, com a manutenção da marquise após obras de  reforço estrutural, correção da posição do caixilho com o objetivo de preservar a sua linguagem arquitetônica e desobstrução do passeio da varanda, de forma integral, permitindo uma impermeabilização total do espaço e a melhoria do sistema de recolhimento das águas.

 

Núcleo DOCOMOMO SP

bottom of page