top of page

ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR JOÃO FRANCO DE GODOY “NAVIO”

Presidente Prudente

Autor: João Clodomiro Bronwe de Abreu

Imagens da obra

Imagens do projeto

FICHA TÉCNICA


Nome da obra: Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy “Navio”

Data do projeto: 1962

Localização: Rua Dr. Francisco Morato de Oliveira, 365 - Jardim Paulista, Pres. Prudente - SP

Autor do projeto: Arq. João Clodomiro Bronwe de Abreu

Intervenções posteriores: Execução de um muro de alvenaria em torno da escola; mudança do acesso principal; construção de duas quadras poliesportivas sendo uma delas coberta com estrutura metálica; da casa do caseiro e da sala de informática. Anexo a edificação foi construída uma rampa no pátio interno para atender as normas de acessibilidade; os espaços livres sob as escadas foram fechados servindo como locais de apoio (depósitos). Os caixilhos que permitiam a ventilação cruzada foram fechados. O espaço do refeitório foi fechado e foi anexada uma nova sala de aula.

Tamanho do lote e área construída: 7.744 m² / 3.056 m²

Tombamento: não houve




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


ACROPOLE. Grupo escolar. J. Clodomiro de Abreu, arquiteto. Acrópole. São Paulo, Ano 29, Nº 340, p 34 -36. Junho 1967. Disponível em http://www.acropole.fau.usp.br/edicao/340. Acesso em 17 de abril de 2019.

BERTONI, Estêvão. Miro, arquiteto da primeira turma da USP. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 março 2010. Cotidiano.

HIRAO, Hélio; PASQUINI, Cristiana Alexandre; RIBEIRO, Eliana Nunes. Arquitetura escolar moderna paulista, apropriação socioespacial, uso e preservação: O projeto de João Clodomiro de Abreu para Presidente Prudente SP. Tópos (UNESP. Presidente Prudente). v.4, p.131 - 145, 2010. Disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/topos/article/view/2249/2058. Acesso em 02 de maio de 2019.

MEMORIAL PRUDENTINO (2019). Disponível em https://memorialsorocabano.wordpress.com/2011/10/12/colegios/grupo-escolar-joao-franco-de-godoy-navio-dec-de-50/. Acesso em 23 de abril de 2019.

SOBRE A OBRA


Escola Municipal Doutor João Franco de Godoy “Navio” (1962) foi concebido pelo arquiteto João Clodomiro Bronwe de Abreu e a obra fez parte do plano de Ações do Governo Carvalho Pinto (1959-1963)- PAGE/ IPESP, que envolveu a elaboração de mais de mil projetos, divididos entre cerca de 160 arquitetos proporcionando a difusão da Arquitetura Moderna por todo o estado.
Obra escolar adequada ao clima quente e seco de Presidente Prudente foi implantada num terreno de 88 X 88 metros na periferia da cidade da época, com desnível de 4 metros. Constitui-se de um monobloco prismático triangular suspenso por pórticos de concreto aparente pintados em verde musgo.  Ao nível do térreo, os ambientes para as atividades didáticas e administrativas. No inferior, sob pilotis um espaço aberto coberto com pátio descoberto em seu centro para a recreação, atividades culturais e sociais, com paisagismo e painel de Waldemar Cordeiro.

O conforto térmico foi contemplado com ventilação cruzada em todos os ambientes. Nos cantos do prisma, as circulações verticais foram acopladas a vazios na volumetria que abrem “janelas” para observar a paisagem do entorno.

A organização do programa de atividades apresenta no pavimento inferior, sob pilotis, o palco, o pátio principal e as duas escadas de acesso ao piso superior; do lado direito, distribuído ao longo do corredor, o setor administrativo e, em seguida, o refeitório. Esse espaço sem portas  recebe uma parede de pedra que percorre toda a extensão do terreno, apoiando o seu desnível natural do terreno. O refeitório com acesso independente chega através de uma rampa à rua Francisco Morato de Oliveira. Neste pátio do refeitório, dois depósitos se encaixam dentro do desnível do terreno.
Do lado esquerdo do prisma triangular situa a sala do pré-primário, cozinha, banheiros, sala de educação física, cantina e portaria – todos com acesso direto ao jardim.

No pavimento térreo corredores iluminados e ventilados por caixilhos metálicos basculantes conectam salas de aula, biblioteca, laboratório, sanitários dos professores e gabinete dentário. Na outra ponto do triângulo, estão a sala dos professores e o acesso independente pela rua Antônio Sandoval Filho.
O palco da escola possui um mural feito com placas torcidas de concreto aparente, e no centro dele uma placa estrutural forma um pilar parede pintada na cor vermelha.

O paisagismo realizado por Waldemar Cordeiro, articula o espaço aberto e o construído e, estimula a participação dos alunos ao promover o cultivo de frutas e hortaliças.




SOBRE O AUTOR


João Clodomiro Browne de Abreu nasceu em 1917 e faleceu em 2010. Filho de um Engenheiro formou-se Arquiteto Urbanista na primeira turma da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo no fim dos anos 1940.

Em sua trajetória como arquiteto produziu mais de 500 projetos residenciais e comerciais, apenas de escola foram cerca de 40 obras. Participou da diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo nas gestões de 1965/65, 1994/1995 e 1996/97.




IMPORTÂNCIA PARA O MOVIMENTO MODERNO


João Clodormiro Browne de Abreu realizou cerca de 40 obras de arquitetura escolar com tipologia característica da arquitetura moderna paulista. A obra da Escola Municipal João Franco de Godoy- “Navio” fez parte do conjunto de obras do plano de ação do governo Carvalho Pinto- PAGE/ IPESP e contribuiu para difusão da Arquitetura Moderna pelo interior do Estado de São Paulo.

O “Navio” apresenta formato singular de único bloco prismático com pátio central aberto, suspenso por pórticos de concreto aparente pintado aberto para a cidade. As aberturas na volumetria relacionam vistas para a paisagem da então periferia da cidade. O conceito de Escola Parque proporciona a relação de continuidade com a malha urbana e estimula a realização de  atividades com a comunidade no pavimento inferior, com paisagismo e painel de Waldemar Cordeiro.


Redação da ficha: Prof. Dr. Hélio Hirao, Profa. Dra. Cristina Maria Perissinotto Baron

Alunos: Antonio Souza Santos Neto, Matheus Santos Silva

bottom of page