top of page

EDIFÍCIO GARAGEM ALFREDO ISSA

São Paulo

Autor: Benno Perelmutter e Jorge Nasser

Imagens da obra

Imagens do projeto

FICHA TÉCNICA


Nome da obra: Edifício Garagem Alfredo Issa.
Data da construção: 1970.
Localização: Praça Alfredo Issa - nº 152 – República, São Paulo - SP.
Autores arquitetos: Benno Perelmutter e Jorge Nasser.
Intervenções posteriores: 2019 - Consórcio Engeform e Concrejato Engenharia.
Tamanho do lote e área construída: 7.430 m² / 27.580 m².
Tombamento: Processo de tombamento pelo CONPRESP arquivado (DOE 30 de maio de 2019).



INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


ARQUIVO ARQ. Garagem Alfredo Issa. Disponível em: <https://www.arquivo.arq.br/garagem-alfredo-issa>. Acesso em: 25 jun. 2019.
___________. Benno Perelmutter. Disponível em: <https://www.arquivo.arq.br/benno-perelmutter>. Acesso em: 25 jun. 2019. 
BENNO PERELMUTTER E MARCIEL PEINADO ARQUITETOS. Projetos: Edifício Garagem – Praça Alfredo Issa – São Paulo. Disponível em: <http://www.benno.com.br/?page_id=73>.Acesso em 22 jun. 2019. 
ACROPOLE. Duas Garagens Municipais I: Alfredo Issa. Acrópole, São Paulo, Ano 32, n. 378, p.13-15, out. 1970. Disponível em: <http://www.acropole.fau.usp.br/edicao/378/32>. Acesso em: 25 jun. 2019. 
POUPATEMPO. Poupatempo Luz vai desocupar Garagem do Deic. Disponível em <https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempo/noticias>. Acesso em: 20 jun. 2019. CONCREJATO. Concrejato inova na restauração do Edifício Garagem Alfredo Issa. Disponível em: < http://www.concrejato.com.br/concrejato-inova-na-restauracao-do-edificio-garagem-alfredo-issa/>. Acesso em: 27 jun. 2019.

SOBRE A OBRA


O Edifício Garagem, localizado na Praça Alfredo Issa, no bairro Santa Ifigênia, centro de São Paulo, foi construído em seção circular com diâmetro de 45 metros de concreto armado aparente com brises externos verticais em placas de concreto pré-moldado equidistantes a 90 cm (eixo a eixo). Sua composição interna conta com rampas centrais e perimetrais, duas delas com inclinação de 13%, e dois elevadores. 
Por décadas foi conhecido como “Garajão da Polícia Civil”, uma vez que suas instalações abrigaram a garagem do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), depois do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA), e finalmente das viaturas da Polícia Civil. Em 1998 passou a abrigar no pavimento térreo o Poupatempo Alfredo Issa, rebatizado em 2002 de Poupatempo Luz. No ano de 2017, já em estado avançado de degradação, teve suas atividades encerradas e os atendimentos do Poupatempo transferidos para o Poupatempo Sé. Encontra-se atualmente fechado para reforma e recuperação estrutural.
Contava, inicialmente, com sete pavimentos além do térreo e dois subsolos, e tinha capacidade para 1.000 veículos. Posteriormente, foram acrescentados sobre o último andar mais dois pavimentos administrativos e um heliponto, alterando sobremaneira sua volumetria e sobrecarregando a estrutura original. 
Em 2012, em função do avançado estado de degradação da estrutura, foram instaladas telas de proteção para evitar acidentes com a eventual queda de trechos destacados de concreto. Em vistoria realizada no ano de 2013 pela Prefeitura do município de São Paulo, foi relatada a necessidade de reformas, pois o edifício apresentava problemas hidráulicos, elétricos e de acessibilidade, além dos visíveis danos estruturais. 
O edifício, de propriedade do município de São Paulo até então, foi solicitado como doação pelo Governo do Estado de São Paulo, a fim de viabilizar sua restauração – levada a cabo atualmente pelo Consórcio Engeform e Concrejato Engenharia. É importante salientar que a Garagem Alfredo Issa passou longo período em processo de tombamento pelo CONPRESP, até a decisão pelo arquivamento do processo em 30 de maio de 2019.



IMPORTÂNCIA DA OBRA PARA O MOVIMENTO MODERNO


Apesar do arquivamento do processo de tombamento pelo CONPRESP, trata-se de exemplar de grande expressividade arquitetônica da linguagem modernista dos anos 1970, consoante a outros exemplares deste período como a “Corona de Espinos” de Fernando Higueras em Madrid, Espanha. 
A planta circular da Garagem de Carros se organiza por núcleo envolto por brises verticais de concreto leve (com a presença de argila expandida em substituição ao agregado tradicional). Tal núcleo é organizado por quadro setores concêntricos: o primeiro deles, mais externo, de rampas de subida; o seguinte dedicado a espaço para aparcamento e manobra; em seguida as rampas de descida internas e, por fim, no cerne, um fosso.



SOBRE OS AUTORES


Benno Perelmutter, alemão naturalizado brasileiro, nasceu em Berlim em 11 de fevereiro de 1935. Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) em 1960. Em 1973 concluiu a pós-graduação em Estruturas Urbanas, também pela Universidade de São Paulo (USP). 
Em seus dez primeiros anos de carreira trabalhou individualmente no desenvolvimento de projetos. Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos entre 1970 e 1976, lecionando a disciplina de Desenho de Urbanismo e Edificações. Entre 1976 e 1977 foi presidente do Instituto de Arquitetos e Urbanistas do Brasil (IAB-SP). Nos intervalos de 1992 a 1997, 2002 a 2005 e 2008 e 2009 foi vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Consultiva (SINAENCO).
Na década de 1970 montou, com o arquiteto e urbanista Oswaldo Corrêa Gonçalves, a empresa PLURIC (Escritório Pluricurricular de Projetos). O marco dessa união foi a realização do plano urbanístico da Praia de São Lourenço no município de Bertioga, litoral de São Paulo, batizada de Riviera de São Lourenço. Com área de 900 ha, deu origem a padrões urbanísticos inovadores para a construção de um bairro turístico. Em 1988, este projeto recebeu o Prêmio internacional de Urbanismo em Viena, Áustria.
A partir de 1981, a então PLURIC passou a chamar-se Benno Perelmutter Arquitetura e Planejamento, incorporando à sociedade o arquiteto Marciel Peinado. Entre suas obras, destaca-se a Universidade Federal do ABC, selecionada para o prêmio de melhor projeto pelo Archdaily. Perelmutter faleceu em 11 de maio de 2017.

Não foram encontradas informações sobre Jorge Nasser.

Redação da ficha: Fernanda Craveiro Cunha e Gustavo Castilha de Oliveira.
Contato: fernanda@estudiobic.com.br
Data da ficha: julho de 2019.

bottom of page